Pular para o conteúdo principal

O Que é HTML?

O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para desenvolvimento de sites. Esta linguagem surgiu junto com o HTTP, ambos possibilitaram a internet ser popularizada.

História

O HTML foi criado em 1991, por Tim Berners-Lee, no CERN (European Council for Nuclear Research) na suíça. Inicialmente o HTML foi projetado para interligar instituições de pesquisa próximas, e compartilhar documentos com facilidade. Em 1992, foi liberada a biblioteca de desenvolvimento WWW ( World Wide Web), uma rede de alcance mundial, que junto com o HTML proporcionou o uso em escala mundial da WEB.

Como funciona

O HTML é uma linguagem de marcação. Estas linguagens são constituídas de códigos que delimitam conteúdos específicos, segundo uma sintaxe própria. O HTML tem códigos para criar paginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual o tamanho, cor, espaçamento, e vários outros aspectos do site. No início era muito complicado aprender HTML, pois eram muitos comandos para fazer algo simples. A cada nova versão, o HTML fica mais fácil de utilizar, e adquire mais funções. Atualmente qualquer pessoa pode acessar a internet a aprender a construir um site básico em questão de horas, seguindo os passos de tutoriais e aprendendo as funções de cada código.
O HTML foi a primeira linguagem de nível mundial, porem não é a única. Existem muitas outras linguagens destinadas á criação de paginas da web, porém o HTML ainda prevalece. Atualmente já é possível integrar varias linguagens na mesma pagina da Web, sendo possível usar duas ou mais linguagens no mesmo site.
Para criar e editar códigos em HTML é necessário qualquer editor de texto comum, como bloco de notas. Para testar os códigos, basta salvar o arquivo em formato .HTML e executar. Para o teste é necessário ter um navegador configurado como padrão. Não é necessária internet, pois o arquivo com os códigos esta na maquina onde esta sendo executado.
Alguns códigos em HTML e suas funções:
  • <title> Define o titulo da pagina.
  • <script> Permite adicionar funções em paginas com script, podendo assim adicionar códigos em Javascript (Este código permite que alguns sites em HTML tenham joguinhos ou animações, verificações de formulários antes do envio para o servidor, entre outras funcionalidades)
  • <style> Define formatação em CSS.
A maioria dos códigos em HTML precisam ter um código de inicialização e um de finalização - são as chamadas Tag's (tag de abertura e tag de fechamento). Por exemplo, para definir o titulo da pagina, é necessário escrever:
<title>Título da minha Página</title>
O </title> serve para “avisar” que ali acaba o titulo, caso não seja posto, todos os códigos definidos depois serão considerados parte do titulo.
Um código HTML para uma pagina onde apareça “infoescola” escrito em vermelho, em um fundo preto:
<HTML>
<Head>
<Title>Título</title>
</head>
<body bgcolor="black" text="red">
Infoescola
</body>
</HTML>
Basta copiar o código para um editor de texto, salvar em .HTML e abrir no navegador.
Existem programas profissionais para criação de páginas em html automaticamente, como o Adobe Dreamweaver, entretanto, com o tempo o desenvolvedor precisará criar páginas complexas demais, sendo necessário ele mesmo digitar alguns códigos html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO ANTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Antes da Revolução Industrial os produtos eram feitos manualmente e, no máximo com a ajuda de máquinas simples. E, dependendo da escala dos produtos, grupos de artesões se organizavam e dividiam a etapa dos processos. Essa produção era feita em oficinas que funcionavam na própria casa do artesão que comandava todo o processo, desde a matéria-prima até a comercialização do produto finalizado. Com a Revolução Industrial, os trabalhadores perderam o controle da produção pois começaram a trabalhar para um patrão, perdendo assim a posse da matéria-prima, do produto final e também do próprio lucro. Esses trabalhadores começaram a operar as máquinas que pertenciam aos donos das fábricas que passaram a receber todos os lucros, e o trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido como maquino fatura.                              ...

Trabalho infantil no século XIX

Entre os trabalhadores europeus do século XIX havia muitas crianças . Para os patrões era vantajoso empregar crianças:elas costumavam ser mais submissas do que os adultos, recebiam salários ainda mais baixos e podiam se movimentar por espaços estreitos. As crianças se arrastavam por debaixo do tear para recolher os restos de lã que caíam da máquina. Os retalhos eram catados e retornavam às máquinas de fiar para que não houvesse desperdício de matéria-prima.  As crianças que faziam isso corriam o risco de serem esmagadas pelas máquinas . Muitas vezes as crianças ficavam cansadas, sonolentas, e não conseguiam manter a velocidade exigida pelas máquinas. Quando isso ocorria, em geral apanhavam para trabalhar mais rápido ou tinham a cabeça mergulhada na água fria para ficarem acordadas . Também eram punidas quando chegavam atrasadas ao trabalho ou quando conversavam com outras crianças, sendo acorrentadas e enviadas à prisão

Ficha técnica e Sinopse: Documentário Carne e Osso

Sinop se: Em ‘Carne e Osso’, o telespectador conhece de perto como funciona a dinâmica de todo o processo de produção das carnes e seus derivados; as longas jornadas enfrentadas pelos trabalhadores do setor; as precárias condições do ambiente de trabalho; os riscos de acidente; e as doenças provenientes da repetição dos mesmos movimentos milhares de vezes. Ficha Técnica Duração : 65 minutos Direção : Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros Roteiro e edição : Caio Cavechini Fotografia : Lucas Barreto Pesquisa : André Campos e Carlos Juliano Barros Produção Executiva : Maurício Hashizume Realização : Repórter Brasil, 2011